sexta-feira, 31 de maio de 2013

Papa-piri


O Papa-piri é uma ave Passeriforme. Essa espécie está sem família definida pelo CBRO na Lista de Aves do Brasil de 25 de janeiro de 2011. Conhecido também como Bonito-do-piri.

Características: Espécie de pequeno porte (apenas 11 centímetros) é inconfundível por sua plumagem colorida, sendo possível identificar oito cores: na região das costas, verde brilhante, mesclando tons diversos e modificando-se de acordo com a inclinação e intensidade da luz; a cabeça é negra, com a região da nuca vermelha, faces azuis e longa linha amarela próxima aos olhos; a garganta é amarelo-clara, quase esbranquiçada, tornando-se um amarelo mais intenso ao longo do peito e abdômen; as asas são negras, com algumas manchas brancas; as pernas são pretas e a íris, cor de creme.


Distribuição Geográfica: Presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (região dos lagos/litoral). No inverno alguns indivíduos podem atingir o interior de Santa Catarina e o Paraná (Ridgely and Tudor -“Field Guide to the Songbirds of South America” - 2009). Encontrado também no Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Ocorrências no WikiAves

Habitat: É localmente comum em brejos, taboais e juncais altos. Voa com freqüência à pouca altura, entre moitas de vegetação, e pousa em locais abertos, quando torna-se bastante visível. Movimenta-se constantemente, às vezes permanecendo de cabeça para baixo na vegetação.
Reprodução: Para construção de seu ninho utiliza folhas de junco molhadas.
Alimentação: Alimenta-se de insetos conseguidos nos ramos de taboas ou na vegetação flutuante.

Pode ser avistada o ano inteiro no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em banhados de juncos, principalmente no Setor do Ruivo e na Trilha das Dunas.

 Para saber mais: Papa-piri no WikiAves

Nenhum comentário:

Postar um comentário