sexta-feira, 3 de maio de 2013

Revista do CEMAVE terá número especial em comemoração ao 10º FestiAves

NÚMERO ESPECIAL ORNITHOLOGIA
 ABERTA CHAMADA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
SOBRE AVES LIMÍCOLAS MIGRATÓRIAS

 

A revista ORNITHOLOGIA (ISSN 1808-7221) é a revista científica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres – CEMAVE/ICMBio. Lançada em 2005, destina-se a publicar comunicações ou artigos científicos que abordem temáticas relacionadas às aves silvestres, visando subsidiar a conservação destas espécies e de seus ambientes.  A ORNITHOLOGIA oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona disseminação ampla do conhecimento e o subsídio à ações diretas para a conservação.
Aves limícolas são aquelas que dependem de ambientes úmidos e buscam alimento nas zonas entre-marés e margens de ecossistemas aquáticos, especialmente lagunas costeiras e estuários, muito embora possam ocupar grande diversidade de habitats. Dentre elas, há um grande número de espécies que realizam sazonalmente todos os anos grandes deslocamentos de suas áreas de reprodução para áreas de invernada, são as chamadas espécies migratórias, a maioria das aves proveniente do Pólo Norte.
O Brasil possui vários sítios de invernada, do Amapá ao Rio Grande do Sul, que são de extrema importância para essas espécies. As aves limícolas migratórias chegam à costa brasileira todos os anos, havendo registro de até 40 espécies pertencentes às famílias Jacanidae, Rostratulidae, Haematopodidae, Charadriidae, Scolopacidae, Recurvirostridae e Burhinidae.
Por utilizarem o litoral brasileiro como locais de pouso, invernada, alimentação e reprodução, essas espécies têm sofrido ameaças ligadas à redução de seus ambientes e recursos alimentares pela expansão imobiliária e turismo desordenado, ao aquecimento global e até mesmo pela ameaça das doenças emergentes. Além disso, atividades de implementação de infraestrutura como, por exemplo, aerogeradores, hidrelétricas, portos e atividades econômicas como a criação de gado, carcinicultura, refinarias, mineração de areia entre outras, têm promovido alterações significativas nos habitats das aves limícolas migratórias.  
A conservação efetiva dessas espécies depende da cooperação de todos os países por onde elas passam, tendo em vista que cada local de parada representa um ponto de abastecimento, onde acumulam gordura, a fonte de energia para continuar a viagem. Se os locais de alimentação e descanso desaparecem as aves não têm forças para continuar a viagem e acabam morrendo, podendo haver extinções de grandes populações ou de espécies. Portanto, o Brasil é um importante ator nesse cenário, uma vez que os destinos de muitos desses migrantes estão em território nacional.

Anualmente, entre os meses de outubro e novembro, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP) promove, com o apoio das prefeituras dos municípios de Mostardas e Tavares, onde está localizado o PNLP, o Festival Brasileiro das Aves Migratórias (FAM) onde a chegada destas aves é festejada pela população local e por diversos visitantes, entre cientistas, birdwatchers, estudantes, fotógrafos de natureza, dentre outros. Neste ano o FAM comemora sua décima edição e juntamente com o CEMAVE quer marcar esta data com a publicação de uma Edição Especial da Revista ORNITHOLOGIA, exclusiva para Aves Limícolas Migratórias, aberto a todos os autores que queiram compartilhar conhecimento sobre estas espécies. Os artigos serão recebidos até 30 de JULHO e todos os manuscritos passarão pelos Editores Associados, onde serão verificados quanto ao atendimento às normas de admissão da revista. Após, serão submetidos à aprovação de avaliadores que são especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os artigos selecionados poderão ser apresentados oralmente ou em forma de painel no 10º Festival Brasileiro das Aves Migratórias, a realizar-se em Tavares/RS, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2003.  Os trabalhos científicos deverão ser submetidos online diretamente no site da revista no seguinte endereço: http://cemave.net/ornithologia/index.php/ornithologia.
Solicitamos ampla divulgação desta informação a todos que desenvolvam trabalhos de pesquisa com estas espécies e possam ter interesse em divulgar seus trabalhos científicos nesta oportunidade de agregação de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário