sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vira-pedras

O Vira-pedras (Arenaria interpres) é uma ave Charadriiforme da família Scolopacidae. Também conhecido como Maçarico-turco.

Características: Mede de 21 a 26 cm. e pesa de 84 a 190g. Cabeça, pescoço, garganta, e peito pretos e branco, com partes inferiores brancas nos adultos, e marrom no imaturo. Apresenta uma faixa branca na asa que lhe confere uma característica marcante e diagnóstica quando em vôo. Duas subespécies reconhecidas, sendo que a brasileira é Arenaria interpres morinella. Não apresenta dimorfismo sexual.



Distribuição Geográfica:
Arenaria interpres interpres: Nordeste do ártico canadense, Groenlândia, norte da Eurasia e noroeste do Alasca, inverna na Europa ocidental, Africa, sul da Asia, Australasia, ilhas do pacífico sul, e costa oeste da América do Norte;

Ocorrências no WikiAves

Habitat: Passa o inverno em costas rochosas e pedregosas, praias arenosas com plantas marinhas e recifes expostos. Relativamente manso, vive frequentemente em bandos.
Reprodução:  Procria em planícies costeiras pedregosas, declives e planos pantanosos, e tundra. Monógamo e solitário. Procria de maio a julho. Os ninhos são abertos ou escondidos em vegetação elevada. A ninhada contém dois a quatro ovos, incubação de 22 a 24 dias; deixa o ninho em 19 a 21 dias.
Alimentação: Cata insetos, crustáceos, moluscos, vermes, equinodermos, peixes, carne putrefata e algumas vezes ovos de aves. Revira pedras, conchas, e plantas marinhas com o bico, capturando presas deste modo expostas; empurra grande objetos com o peito.
Pode ser avistada nos meses de outubro até abril em toda a orla marítima do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, sendo sua maior concentração na barra da lagoa do peixe. No final de março é possível encontrar grandes bandos na beira da praia, reunidos para dar inicio a sua migração ao hemisfério norte.

Para saber mais:   Vira-pedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário